sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Carros antigos abandonados (enviados pelo Facebook)

A pergunta de hoje é:
Você já se questionou sobre os motivos de um carro antigo estar abandonado?
Pois bem, eu me faço essa pergunta sempre que encontro um carro antigo abandonado,
Além dessa, outras perguntas não saem da minha cabeça como, por exemplo: Qual seria a história desse carro? Por que foi abandonado? E principalmente, por que não vendem ou doam para quem tem condições de restaurar?
Sou fã de carros antigos desde criança, não sei precisamente quando ou onde surgiu essa paixão por carros antigos, mas sempre que alguém me falava que viu um ou outro carro antigo abandonado, sempre dava um jeito de ir verificar a veracidade do fato.
Antigamente, na década de 90 era mais fácil encontrar velhos carros abandonados na região onde fica localizada a cidade em que moro e cidades vizinhas (encontramos certa vez um ferro-velho com mais de 300 carros antigos), mas hoje são cada vez mais raros encontrar carros antigos abandonados e em condições de voltar a rodar.
Fico vendo fotos de carros abandonados em outros países (principalmente nos Estados Unidos) e a impressão que tenho é que ele foi simplesmente deixado ali, se alguém quiser, pode pegar e levar para casa, pois parecem estar estacionados, apenas aguardando a salvação.
Já vi fotos de carros abandonados nos Estados Unidos com a chave do carro no contato, aparentemente, a impressão que dá é que o proprietário estacionou o carro ali, saiu para comprar pão e nunca mais voltou.
Estou pensando seriamente em criar aqui no blog um espaço apenas para serem contadas essas histórias de abandono, mas ainda estou amadurecendo essa ideia, quem sabe em breve, pois são muitas histórias...
Aqui na cidade por exemplo, existe uma chácara na rodovia que dá acesso ao município vizinho, onde há um grande barracão que abriga dois Ford Landau.
Conheço o atual proprietário dos carros e ambos pertenciam ao seu falecido pai (que também era meu amigo) e apesar do assunto desse texto ser carros abandonados, estes estão em excelente estado, porém, desde o falecimento do pai há alguns anos, ele não mexeu mais nos carros, apenas os rebocou para esse barracão do jeito que estava quando seu pai faleceu (inclusive o chapéu que seu pai usava ainda está no banco dianteiro de um dos carros, assim como uma blusa de lã que também era do seu falecido pai está no banco traseiro do outro carro). Ele disse que não vai mexer neles por enquanto, que vai deixá-los do jeito que está, pois ainda traz muitas lembranças de seu pai, que usava ambos os carros diariamente.
Provavelmente, esse sentimento de preservar, sem querer, vai acabar se tornando uma espécie de abandono, pois quando vi esses dois carros pela última vez, mecanicamente e aparentemente, estavam perfeitos, mas já estavam com pneus murchos, completamente cobertos de poeira (por conta da chácara ser em uma região rural) e com certeza, ainda com seus fluídos (o que futuramente vai acabar dando trabalho, como por exemplo: a gasolina apodrecendo o tanque, ressecando as mangueira, a água do radiador apodrecendo o mesmo) sem falar da oxidação da carroceria pela umidade das chuvas que entram pelas frestas do barracão entre várias outras coisas que sabemos que acontecem com carros que ficam parados muito tempo sem cuidados.
Pode se iniciar aí, mais uma história de abandono, não por negligência do proprietário, mas por excesso de amor! Sim, um tipo de amor que você sabe que, aquilo que te traz tantas recordações boas ainda está ali, aquilo que te ligou no passado a uma pessoa tão especial, ainda está ali, aquilo que mantém em você uma emoção de poder relembrar esses momentos, ainda está ali.
Talvez isso responda as perguntas no início desse texto...
Mas agora, a nova pergunta que deixo para vocês é:
Até quando vai estar ali?

Abaixo, algumas fotos do tema que mais gosto, carros antigos abandonados.
Mas, todos eles têm algo em comum, foram todos enviados a minha pessoa através do Facebook pelos amigos.

Espero que sirvam de incentivo para não abandonarem mais seus carros antigos, se quiser, estou apto a doações...










































































2 comentários:

  1. Moro em Rio das Ostras - RJ e gostaria de adotar um carro de pequeno porte ou uma camionete.

    ResponderExcluir
  2. INCRÍVEL, VERDADEIRAS RELÍQUIAS... CARROS ESPETACULARES

    ResponderExcluir