terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Carros antigos e mulheres.




Mulheres e carros antigos, há quem diga que essa é uma mistura que não combina, será?
Existem muitas mulheres que assim como muitos homens, nem sabe o que é um carro antigo. Tenho amigos e amigas que não entende essa minha paixão por carros antigos e tentam, sempre que podem me fazer gostar de carros novos (isso não vai acontecer). Mas esse cenário vem mudando e vejo nas redes sociais muitas mulheres interessadas, não somente em mecânica, como em carros antigos também, já existem até grupos de carros antigos, formados apenas por mulheres.
Mas essa paixão por carros antigos que algumas mulheres têm, não é de hoje, lembro-me de quando participava de um clube de carros antigos participava também uma senhora chamada Elaine (chamávamos ela de Dona Elaine, pois ela já aparentava ter mais de 50 anos de idade).
Dona Elaine, possuía na época um Wolksvagen Fusca, do ano de 1968, branco e todo original de fábrica, que estava na família há anos e ela o conservava assim.
Costumava dizer que Dona Elaine era a amiga “gangorra” (aquela que quando senta os outros levantam) e isso me incomodava.
Como já havia percebido que muitos do tal “clube” de carros antigos tinham certo preconceitos com carros nacionais e Hot Rods, achava que isso acontecia por ela ter apenas um Fusca (na época, o que importava para o pessoal do clube, era se você tinha um Cadillac dos anos 50, ou Mercury, ou qualquer outro carro totalmente original, mas tinha que ser importado, os nacionais eram meio que deixados de lado nas reuniões e exposições).
Dava-me certo desconforto ver aquela senhora que gostava tanto de carros antigos, vir todos os sábados para as reuniões e acabar ficando sozinha numa mesa, vendo algumas revistas de carros que levávamos nesses encontros de sábado e pior, depois que ela ia embora, os membros do clube ficavam fazendo piadinhas com ela, isso me irritava profundamente (acho que esse foi um dos motivos pelo qual eu acabei saindo do clube).
Certa vez, ela chegou e sentou-se junto a um pessoal do clube que aos poucos foram levantando com uma desculpinha qualquer do tipo “vou pegar um salgadinho e já volto” e não voltavam mais. Vendo essa situação, meu amigo e eu que íamos todos os sábados aos encontros, fomos sentar com ela.
Quando sentamos junto a Dona Elaine, ela estava folheando uma revista de Hot Rods e sem tirar os olhos da revista ela nos falou:
-Eu sei que uma mulher não é muito bem vinda no clube, por isso hoje é a última vez que venho participar.
Eu fiquei constrangido e disse a ela que talvez esse não fosse o motivo do modo como eles agiam, achava que era por que seu carro era um nacional, mas realmente, estava explicito que não era esse o motivo.
Ela nos disse que infelizmente, o mundo ainda não estava pronto para aceitar algumas mudanças e deixar velhos preconceitos de lado (isso foi a mais de 10 anos atrás) e que por isso, mesmo ela gostando tanto de carros antigos, ela preferia somente participar dos encontros e não vir mais as reuniões semanais.
Conversamos durante muito tempo e olhando para aquela senhora distinta, com enormes anéis nos dedos e joias no pescoço, nunca imaginaríamos que ela sabia tanto sobre carros antigos.
Ela nos contou que seu pai tivera uma oficina mecânica, uma das primeiras na cidade onde eles moravam e desde criança, mesmo contra a vontade de seu pai, ela ficava com ele mexendo nos carros e assim, ela pegou o gosto pela coisa.
Nos falou dos carros que a família teve, como um Oldsmobile 1939, um Cadillac 1956, um Chevrolet Impala 1958 entre outros e que aquele Fusca branco 1968 foi um presente de seu pai para ela quando ela entrou para a faculdade.
Falamos sobre mecânica, sobre as modificações que eu havia feito no meu Dodge 1957, sobre os carros que ela gostaria de ter e por horas, nem parecia que estávamos mais no clube, parecia que estávamos na mesa de um bar qualquer falando sobre futebol, mas não, estávamos falando sobre carros antigos.
Quando percebi, todos os membros do clube já haviam partido, ficando somente meu amigo, eu e a Dona Elaine conversando.
Não demorou muito e também fomos embora e essa realmente foi à última vez que Dona Elaine participou das reuniões semanais.
Algumas semanas depois, eu também parei de participar do clube, comecei a restaurar o Dodge e raramente participava dos encontros, pois não tinha tempo.
Encontrei Dona Elaine novamente há alguns anos atrás numa padaria aqui na cidade, ela não me reconheceu, mas ainda estava com seu Fusca branco 1968, parado no estacionamento.
Isso serve para mostrar que o amor por carros antigos não tem sexo, não tem idade, não interessa se é homem ou mulher, todos têm essa mesma paixão e podemos compartilhar disso juntos.
O preconceito ainda existe? Sim, infelizmente ainda existem os chamados “clubes do Bolinha”, onde apenas homens participam, mas sem querer defender ninguém, também existem alguns clubes que só permitem a entrada de mulheres e parece que não estão dispostas a mudar esse cenário.
Um exemplo disso eu senti quando estava fazendo essa postagem.
Não queria colocar fotos de mulheres e carros antigos encontradas na internet, gostaria de colocar fotos de mulheres e carros antigos aqui do Brasil, mas não posso ir postando as fotos de pessoas no blog sem sua autorização.
Sendo assim, procurei alguns grupos de carros antigos que são formados exclusivamente por mulheres, expliquei que tenho um blog e que estava fazendo uma postagem sobre carros antigos e mulheres e que gostaria que elas autorizassem, ou mesmo me enviassem fotos delas juntas ao seu carro, para mostrar que carro antigo não é somente coisa de homens, mas infelizmente, nenhuma delas me respondeu.
Isso me trás uma questão em mente:
Será que todos querem mudanças, mas ninguém está disposto a mudar?
Eu sempre achei que carros antigos fosse motivo de alegria e união das pessoas e não mais um motivo para uma nova guerra dos sexos.
Espero que isso não ocorra nesse meio e possamos todos juntos, compartilhar da mesma paixão: os carros antigos.

Devido à falta de interesse em ajudar nessa postagem, as fotos que foram colocadas aqui foram encontradas na internet. Não são de apelo sexual (como vemos em vários outros sites), mas apenas de mulheres e carros antigos.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário