sexta-feira, 8 de julho de 2016

Carros de calendários

Quando estamos falando sobre carros e falamos em calendários (não calendário de eventos, mas aquelas folhinhas com as datas do mês), para muitos, logo vem no pensamento aqueles calendários de borracharia, com fotos de mulheres nuas. 
Realmente me lembro de quando criança, ver em vários lugares como, oficinas, borracharias, lojas de auto-peças, ferro-velhos, etc, esse tipo de calendário.
Recentemente, revirando algumas caixas que estão guardadas há anos na casa da minha mãe, encontrei em uma delas um velho calendário com fotos, mas, eram de carros antigos, um para cada mês do ano.
Somente assim, eu me dei conta de como o tempo passou e eu não percebi...Na época devia ter meus 12 ou 13 anos de idade e já dizia para todos que era totalmente louco por carros antigos, mas minha preferência nessa época, era pelos suntuosos carros da década de 50, principalmente os modelos do final da década com seus enorme "rabos de peixes" e excesso de cromados.
Meu pai nessa época, era totalmente contra essa minha admiração por carros antigos, principalmente pelo fato de que eu já falava, quase que diariamente, que um dia eu teria um carro antigo também.
Eis que, num certo dia, para minha surpresa (e que surpresa), ele apareceu em casa com um calendário de baixo do braço.
Ele era enorme, estava enrolado como um canudo e meu pai assim que chegou, me chamou e disse:
Como eu sei que você gosta de carros antigos, eu vi esse calendário e lembrei de você!
Pouco depois, descobri que esse calendário, não era distribuído gratuitamente e nem vendido, era somente presenteado aos clientes de uma loja de auto-peças, que gastassem acima de um certo valor na loja em compras de mercadorias ou peças, o que eu sabia que não foi o caso do meu pai.
Isso me fez ver meu pai de uma outra maneira, pois mesmo ele sendo totalmente contra a ideia de comprar um carro antigo, ele viu esse calendário, se lembrou que eu gostava de carros antigos e conseguiu de alguma maneira um deles para me presentear.
Eu já imaginava que era um calendário cheio de fotos de Cadillac 1959, Chevrolet Impala 1958 e carros desse tipo, mas ao desenrolar o calendário, veio a decepção...Eram fotos de carros da década de 10, 20, no máximo começo da década de 30 conhecidos pelo apelido de "calhambeques".
Por que digo decepção? Por que na época, não era meu tipo preferido de carro, mas sabia que meu pai tinha feito algo para conseguir esse calendário e pelo simples fato dele ter me presenteado com algo que me fazia lembrar de carros antigos, mesmo ele sendo contra, pendurei na parede do meu quarto e deixei durante aquele ano com muito carinho.
Depois, no ano seguinte, eu o tirei da parede e ele simplesmente desapareceu, achei que minha mãe ou meu pai o havia jogado fora, nunca mais o tinha visto.
Descobri algum tempo depois como meu pai conseguiu esse calendário.
Ele viu o calendário na loja de auto-peças e perguntou ao vendedor se tinha algum sobrando e a resposta foi não, mas o vendedor ficou curioso, por que ele queria um calendário de carros antigos que era presenteado aos clientes que comprassem acima de um certo valor ao invés do calendário de mulheres nuas (que era o que tinha mais saída e era de graça) que a maioria dos homens sempre pegavam e meu pai respondeu:
É por que EU e meu filho somos admiradores de carros antigos...Então o vendedor lhe deu o seu calendário (que era do vendedor mesmo e não da loja) para que meu pai pudesse me dar de presente.
Para muitos, isso pode até parecer uma bobagem por se tratar de um simples calendário de carros antigos, mas não foi o fato de ser um calendário, mas sim todo o ato em si...Isso prova que todos podemos mudar, evoluir... Meu pai mudou desde então, passou a admirar e gostar de carros antigos e eu também evolui desde então, passei a admirar não somente os carros da década de 50, mas todo tipo de carros antigos, desde os primeiros modelos, até os da década de 80.
Já o calendário, achei justo deixá-lo onde estava, mostrei ele novamente para meu pai e ele continua na casa da minha mãe, guardado com carinho junto com várias lembranças que ganhei ao longo dos anos participando de eventos de carros antigos junto com meu pai.
Abaixo, algumas fotos de carros dignos de calendários:

1909 Maxwell LD Runabout


 1910 Pierce Arrow Model 48 Touring

 1911 Rolls Royce Silver Ghost Open Drive Landaulette

 1903 Ford Model A
 1907 Holsman Highwheeler

 1910 Ford Model T Firetruck

 1910 Mercedes-Benz 45hp 4-Seat

 1910 Maxwell

 1911 Mercedes-Benz 38/70 Seven Passenge

 1929 Bugatti Royale Type 41
 1929 Cadillac Convertible Coupe

 1930 Cadillac V-16 Sport Phaeton

 1930 Cadillac 452 A V16 Rollston Convertible Coupe

 1930 Duesenberg Model J LeBaron Phaeton 

 1931 Auburn 8 98 Boattail Speedster

 1931 Auburn 8/98 Boattail Speedster

 1931 Cadillac

 1932 Auburn

 Bentley 3/8 Litre Sports Roadster 1924

 Bugatti Type 41 Coupe de Ville 1929

 1903 Marr Runabou

 1910 Alfa Romeo Vettura 24 hp

 1910 Rolls-Royce Silver Ghost Landaulette

 1924 Cadillac V-63 Phaeton

 1930 Cadillac V16

 1930 Pierce-Arrow Model B

 1931 Pierce Arrow Dual Cowl Sport Phaeton

 1933 Isotta Fraschini Tipo 8A

 Rolls Royce Phantom Ascot Phaeton 1929

 1929 Rolls-Royce Phantom Riviera Town Brougham by Brewster

 1902 Peugeot Type 54 Two-Seate

 1909 Cadillac Model 30

 1910 Prinz Heinrich Benz

 1924 Buick Touring

 1929 Pierce-Arrow Model 125 Custom Brougham

 1930 Cadillac

 1931 Auburn 8/100 Boattail Speedster

 1933 Isotta Fraschini Tipo 8A Dual Cowl Sports Tourer

1910 Mercer Model 30 C

1924 Isotta Fraschini Tipo 8A Cabriolet

1929 Cadillac 341B


Nenhum comentário:

Postar um comentário