quarta-feira, 27 de julho de 2016

Meus favoritos

Recebi recentemente um e-mail me questionando a origem do nome do Blog, por que colocar Blog do Ski, se o assunto aqui tratado, não tem nada à ver com o esporte em questão e sim, carros antigos?
Quem me enviou essa pergunta estava pesquisando na internet sobre ski na neve (sim, para quem não sabe ski é a escrita correta e no Brasil, criaram a versão "aportuguesada" escrita "esqui") e acabou se deparando com meu blog e achando que se tratava do esporte ski acabou acessando e mesmo não sendo o que ele procurava, ele resolveu me escrever um e-mail contando a história de como encontrou o Blog e que ele acabou gostando muito dos textos e fotos contidos aqui.
Respondendo a pergunta; 
Simples, o blog tem esse nome porque Ski é o meu apelido.
Tudo bem, vamos explicar:
Essa história tem duas origens, mas que levam ao mesmo apelido, só que de forma abreviada e numa escrita simplificada. Não entendeu? Explico melhor:
Na época de escola, eu não tinha (assim como muitos adolescentes dos anos 80) um estilo definido, era apenas mais um garoto que nascera em fazenda e havia se mudado para a cidade.
Até que um certo dia encontrei uma revista de carros com uma matéria sobre um Chevrolet 1957 transformado em Street Rod e isso mudou tudo.
Não sei explicar de onde veio essa paixão por carros antigos, mas parece que isso já estava dentro de mim, apenas esperando um "start" para desencadear uma loucura obsessiva por carros antigos e foi isso que aconteceu depois de ler aquela matéria na revista.
Depois de um tempo, pesquisando mais e mais sobre carros antigos, veio a admiração pelas músicas dos anos 50 (principalmente através dos filmes que retratavam essa época, como American Graffiti e outros) e então tudo mudou.
Nessa época, deixei o cabelo crescer, assim como as costeletas e adotei um visual "rebelde sem causa" bem ao estilo anos 50.
Não sei como explicar, pode até parecer normal para algumas pessoas de cidade grande, mas imagine numa cidade pequena, na época, com uns 20 mil habitantes, um garoto começar a usar todos os dias roupas e visual dos anos 50? Não era "modinha", nem baile a fantasia, era meu estilo de vida e todo dia antes de ir para a escola, arrumava meu topete com gel e colocava minha jaqueta de couro (mesmo em dias de calor).
Meus amigos mais próximos, entenderam meu novo "estilo" de vida e muitos deles, passaram a gostar de carros antigos por minha influência, porém eu era o único que tinha realmente adotado o estilo 50´s.
Com isso eu passei a ser o esquisitão da turma e o apelido pegou! Era o "esquisito" prá cá, "esquisito" prá lá e assim ficou.
Se fosse hoje, provavelmente, chamariam meus pais na escola, diriam que eu estava sofrendo de algum transtorno de identidade, mandariam procurar um exorcista ou alguma igreja dizendo que estava com algum "encosto" e provavelmente diriam que por conta disso, estava sofrendo bullying, mas na época, para dizer a verdade, não me importei nem um pouco com isso (e acho que se tivesse me importado, não mudaria nada também), era uma coisa "normal" e muitos apelidos dados aos amigos nessa época, ficaram até hoje (e alguns bens estranhos por sinal).
Com o tempo, para simplificar, simplesmente abreviaram a palavra esquisito para "esqui" e novamente o apelido pegou e assim continuou.
Outro motivo que levou a ser chamado de Ski, foi o fato de com 13 anos de idade eu calçar tênis com numeração 44, um pouco exagerado para a idade e como já tinha adotado o estilo 50´s, usava sapatos para ir a escola (na década de 50, os adolescentes não usavam tênis) e os sapatos dá época possuíam um bico mais fino, o que deixava meu pé com uma aparência maior do que era realmente e novamente comparando o tamanho do meu pé com um ski, o apelido surgiu novamente.
Então para alguns o Ski era por conta de compararem meu pé com um par de ski e o esqui, por ser mais prático de chamar do que "esquisito" e com o tempo, acabaram se misturando e a escrita acabou ficando Ski.
Hoje, muita coisa mudou, não me visto mais ao estilo 50´s, já não tenho mais topete e costeletas, mas posso afirmar com certeza, a paixão por carros antigos e musicas dos anos 50 (Rock´n Roll, Rockabilly e Doo Wop) continuam as mesmas, ou será que aumentaram?
Como nessa postagem eu entrei num lado mais pessoal, resolvi postar os meus carros favoritos.
Isso não quer dizer que não admiro um Ford 1932, ou um Chevrolet Opala ou outro carro antigo, mas na verdade, esses seriam meus carros dos sonhos...
Segue alguns modelos abaixo:


Como não admirar o Dodge 1957, já tive um desses e meu sonho é ter novamente um, porém do ano de 1958...













Abaixo, alguns modelos de Dodge do ano de 1958.








Hoje em dia, estou tendo uma admiração maior pelos Chevrolet de 1951, não importa se são originais, Hot Rods, Rat Rods ou Custons, o importante é ser Chevrolet 1951.












Como poderia deixar de fora um dos meus maiores sonhos, uma Plymouth do ano de 1957 ou a mais improvável ainda, uma do ano de 1958..

Plymouth 1957 

 Plymouth 1957 

 Plymouth 1958 

 Plymouth 1958
  Plymouth 1958

  Plymouth 1958

  Plymouth 1958

 Motor da Plymouth 1958

   Plymouth 1958

  Plymouth 1957

E para finalizar, o carro que me iniciou nesse mundo de carros antigos, o Chevrolet Bel Air 1957








Nenhum comentário:

Postar um comentário