quinta-feira, 9 de março de 2017

Aos amigos do Facebook 2 (só abandonados).

Atenção, já vou avisando, esse texto é grande, mas muito esclarecedor, então, compensa ler até o final.
Quando você faz algo para as pessoas, você pode até ter a melhor das intenções, porém, nem todos vão entender a mensagem que você quer passar de uma maneira positiva e provavelmente, você terá criticas, muitas construtivas e outras não.
A postagem anterior a essa era dedicada aos amigos do Facebook e por coincidência foi exatamente nessa rede social que eu acabei recebendo uma crítica que sinceramente me desanimou muito a continuar fazendo o blog.
Não sei se já falei em postagens anteriores, mas fazer um blog não é fácil, não é apenas encher a tela com um monte de fotos e “baboseiras”. Pelo menos no meu caso, eu procuro passar alguma informação, contar histórias e principalmente mostrar fotos de carros antigos para as pessoas que assim como eu, também são alucinadas por esses veículos, conhecerem e terem um pouco mais de informação, além de apenas fotos.
Mas tudo isso demanda tempo, não é fácil contar uma história de um determinado carro, eu não posso e nem acho certo, eu simplesmente escrever o que me vem à mente sobre um carro, baseado somente no que eu sei sobre ele, então eu procuro me aprofundar o máximo possível em pesquisas sobre o veículo que estou escrevendo, seja na internet, livros ou nas mais de 2.000 revistas sobre carros que tenho em casa.
Quando eu lia as revistas de carros antigos que comprava, imaginava que o autor do texto, simplesmente escrevia na matéria o que ele sabia sobre o carro (e muitas vezes, dependendo a pessoa até escreve mesmo, pois tem algumas pessoas nesse meio, que sabem muito sobre carros antigos), mas depois que conheci alguns editores e redatores de algumas revistas, entendi que o trabalho em colocar nas bancas uma revista de qualidade, com fotos e texto que cativem os leitores, não é uma tarefa fácil.
Então quem está lendo esse artigo agora, pode até pensar que eu sou uma pessoa com tempo disponível para fazer o blog, ou que vivo exclusivamente para isso ou que ganho muito bem com as postagens dele.
Por isso, achei melhor nessa postagem, entrar num lado pessoal e esclarecer algumas questões que foram levantadas na crítica que mencionei acima.
Para entender melhor, recebi como já mencionado, uma crítica sobre uma das minhas postagens do blog no face (não adianta procurar, o autor da crítica, após muita trocação de mensagens, acabou excluindo toda a nossa conversa) e isso me fez refletir durante um mês sobre o que estava fazendo.
Ao contrário do que muitos pensam, eu não ganho nada fazendo esse blog (claro, instalei o Google AdSense na página, porém, nunca passou de 4 dólares e provavelmente nunca vai passar disso também), fiz esse blog com o intuito de levar aos admiradores de carros antigos um pouco mais de histórias e fatos sobre o tema, se meu objetivo fosse ganhar dinheiro ou fama, teria criado uma revista on line e cobraria a assinatura.
Ao contrário de uma revista, que tem um lucro mensal para “injetar” dinheiro em viagens e matéria prima para cada vez mais melhorar sua qualidade, suas matérias e o tema proposto, eu não tenho nenhum lucro fazendo as postagens do blog e não tenho condições no momento de investir em nenhum tipo de material ou insumos para melhorar a qualidade das postagens.
Explico: Um dos questionamentos da pessoa era que eu sempre falava em melhorar o blog, mas que não estava fazendo nada para isso, pois só usava imagens encontradas na internet.
Pois bem, no ano passado, tive a ideia de fazer mensalmente a partir de janeiro de 2017, uma postagem sobre carros antigos de pessoas aqui da região, contar um pouco da história da pessoa junto ao carro, como o carro foi encontrado, como foi restaurado, etc  e colocar fotos do mesmo. Porém isso tudo tem um custo e por isso ainda continua sendo apenas uma ideia a ser colocada em prática.
Exemplo: Eu não tenho uma câmera fotográfica profissional, tenho apenas uma máquina simples que provavelmente você também tem em casa (mas já é um começo) e mesmo que fosse usar essa câmera normal, ainda teria que ir até onde o carro está (alguns ficam a mais de 50 quilômetros de casa) e isso gera um custo com combustível, até por que eu não iria de bicicleta e depois de um tempo, um custo com a manutenção do veículo (pneus, freios, óleos, entre outros).
Pois bem, isso não seria tanto um problema e como a pessoa mesmo disse: “Quem quer fazer, sempre dá um jeito”.
Mas no momento (como disse, tenho que entrar no lado pessoal para vocês entenderem) estou lidando com problemas de saúde na família (na verdade isso vem desde 2015), o que exige tempo (quase que todos os dias, tenho que levar a pessoa ao hospital para passar com médico e tomar um soro para aliviar a dor) e isso acarreta em muito tempo fora de casa (geralmente, de quando chegamos ao hospital, até a nossa saída depois de tomar um soro, é sempre mais de 3 horas), novamente, isso acarreta em gastos com combustível (o hospital fica a 20 quilômetros de casa, além de ter que usar o carro diariamente para ir para o trabalho, que fica a 25 quilômetros de casa), remédios e gasto com convênio (que não é de graça é descontado uma parcela do meu salário, tanto em consultas como em procedimentos).
Não sou nenhuma pessoa afortunada, sou um simples trabalhador que faz sua jornada de 12 horas diárias, por 7 dias na semana, recebe um salário um pouco acima do mínimo, tem uma casa para cuidar, esposa e uma filha menor de idade além de muitas responsabilidades e um sonho de um dia ter novamente outro carro antigo na garagem, não tenho tempo sobrando, mal consigo me dedicar a família e para fazer as postagens do blog, geralmente uso as horas vagas no trabalho (ou almoço, ou janta, dependendo da hora que estou trabalhando), posso dizer sinceramente, que o blog é uma espécie de válvula de escape para não entrar em depressão e provavelmente nunca postei nenhuma matéria no blog enquanto estava em casa, todas foram feitas e postadas, nos horários mencionados, pois em casa, não teria tempo para fazer isso.
Ideias para melhorar o blog, eu tenho muitas, porém na atual circunstância, meus recursos são limitados e tenho responsabilidades que são muito mais importantes no momento do que colocar as ideias em prática, então eu fiz a escolha de deixar as melhorias do blog para um futuro próximo (pois como disse uma amiga, uma tempestade não dura para sempre, um dia a chuva cessa e o sol volta a brilhar).
Mas confesso depois dessa crítica eu comecei a pensar se valeria a pena continuar a fazer o blog, pois eu deixo de descansar nas horas de almoço ou janta para fazer as postagens, muitas vezes, perco horas de sono para fazer pesquisas em livros e revistas que estão em casa para poder fazer as matérias do blog, procuro fotos que não tenham direitos autorais para ilustrar a matéria, perco muito (muito mesmo) tempo escrevendo sobre determinado assunto ou carro (veja, por exemplo, a postagem dos Chevrolet Corvette) e ainda assim, vem uma pessoa que aparentemente não sabe diferenciar um Chevrolet Impala 1958 de um Chevrolet Bel Air do mesmo ano e me diz que só faço isso para ganhar fama e dinheiro, além de outros comentários que não valem a pena ser comentados aqui.
Isso me fez lembrar a frase do Coringa (interpretado por Heath Ledger no filme do Batman: O Cavaleiro das Trevas) que disse: “Se você é bom no que faz, nunca faça de graça”.
Será que realmente estou perdendo tempo com o blog? Será que ao invés de postar gratuitamente fotos, fatos e histórias eu deveria fazer uma revista on line e cobrar assinatura? Será que eu sou realmente bom no que faço ou o fato de ser gratuito quer dizer que seja bom?
Muitas questões surgiram na minha cabeça, mas depois de pensar durante aproximadamente um mês, cheguei à conclusão de que nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, então, por que eu deveria?
Sendo assim, eu peço a sua sugestão, o que vocês estão achando do blog? O que estão achando das postagens? Se tiver alguma dúvida, sugestão e até mesmo crítica, podem deixar nos comentários, não prometo responder a todas prontamente, pois como mencionei, estou sem tempo até para ouvir Rock´n Roll em casa, mas sempre que possível, eu tentarei responder seus comentários.
Para retornar então as atividades do blog, estava devendo a postagens das fotos que recebo nos grupos dos amigos do Facebook de carros antigos abandonados.
Peço desculpas pelo desabafo acima, mas achei que seria pertinente a explicação dos atos que tomei recentemente e a falta de atenção com o blog.
Abaixo as fotos de cortar o coração dos apaixonados por carros antigos, algumas podem até serem repetidas de outras postagens, mas como já diz o velho bordão, vale a pena ver de novo:
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário