terça-feira, 21 de março de 2017

Impala ou Bel Air, como identificar.




Olhando para as fotos desses dois carros acima, você saberia me dizer com toda a certeza qual deles é um Impala 1958 e qual é um Bel Air 1958? 
Quando era garoto, ao ir para a escola (antigamente íamos a escola á pé, andando mesmo, nada de ônibus escolar ou vans) passava em frente a uma velha casa onde moravam 3 irmãos, eram 3 senhores já nos seus 60 anos de idade, aproximadamente, que todos os dias ficavam debruçados sobre a mureta da sala observando a rua. Ao lado da sala havia uma enorme garagem com vários itens como latas de óleo, pneus com faixas brancas e um enorme carro coberto.
Demorou um tempo, mas certo dia passei em frente a casa e o enorme carro estava com a frente descoberta, não dava para ver muitos detalhes, mas a frente já evidenciava, era um Chevrolet 1958.
Nessa época eu já era admirador de carros antigos e já sabia a diferença entre um Bel Air 1958 e um Impala do mesmo ano e quando eu vi o carro totalmente descoberto pela primeira vez, eu tive certeza, era um Chevrolet Impala 1958 vermelho com teto branco.
Para quem não faz ideia do que é um Chevrolet Impala, eu explico:
O Chevrolet Impala é um sedan de grande porte construído pela divisão Chevrolet da General Motors, criado em 1957 e introduzido no mercado como modelo 1958 como top da linha Bel Air hard tops e conversíveis.
Sua produção foi de 1957 a 1985, depois houve uma interrupção voltando de 1994 a 1996 e novamente, uma nova parada, retornando em 1999 e ficando em fabricação até os dias de hoje (2017). O nome Impala foi usado pela primeira vez em 1956 pela General Motors no Motorama daquele ano. Era um carro conceito baseado no Corvette com sugestões de design diferenciados, especialmente a grade. 

Carro conceito Corvette Impala 1956

Do para-brisa a coluna traseira, o Impala 1958 diferenciou-se estruturalmente a partir da curva após a porta, ligeiramente mais curta e mais suave na parte traseira. A distância entre eixos do Impala era mais longa do que dos Bel Air, embora o comprimento total de ambos fossem idêntico. Nenhuma outra série (Bel Air, Biscayne, Delray) incluiu um conversível, nesse ano.
Um total de 55.989 ​​Impalas conversíveis e 125.480 cupês foram construídos representando 15 por cento da produção da Chevrolet em 1958 e com essas vendas, ajudou a Chevrolet a recuperar o primeiro lugar de produção neste ano de recessão (posto que perdera para os Ford de 1957).
Mas não estou aqui para contar a história do Chevrolet Impala e sim para ajudar a você que está adentrando nesse maravilhoso mundo do carro antigo a diferenciar um Chevrolet Impala 1958 de um Chevrolet Bel Air 1958.
Minha intenção não é de mostrar diferenças mecânicas ou de acabamentos internos, mas sim de mostrar diferenças visuais externas de ambos os carros, com as quais, você poderá identificar rapidamente se o carro é um Bel Air ou um Impala.
Nos modelos de 1958, isso fica bem explicito nos detalhes, mas já nos modelos de 1959, a linha Impala foi reformulada e outras versões de Impalas surgiram no mercado, como o Impala 4 portas sedan, entre outros, mas isso é assunto para outra postagem. 
Vamos começar então:
Para você identificar um Impala ou Bel Air de 1958 só olhando de frente fica muito difícil, pois tanto o Impala como o Bel Air com motor V8 tem a mesma frente com os mesmos emblemas, então para diferenciar um do outro, comece pela lateral do carro.

Acima, Impala 1958

Acima, Bel Air 1958, repare que olhando de frente ambos os carros são idênticos.

Acima, Impala 1958, já começamos a ver algumas diferenças de detalhes se comparado com o Bel Air abaixo.


 Acima, Bel Air 1958.

Acima, dois detalhes do Impala 1958 que você não vai encontrar na carroceria de um Bel Air, o emblema com as bandeiras cruzadas de baixo de um Impala saltando (o animal no caso) e as falsas entradas de ar na lateral da carroceria, logo atrás da porta.

Acima, na parte traseira do carro você vai encontrar as três lanternas do Impala 1958, talvez essas sejam a marca registrada do modelo que desapareceu no modelo de 1959 e ressurgiu no modelo de 1960 e continuou mantendo as três lanternas nos Impalas por anos.


Acima, as lanternas do Bel Air 1958 que eram apenas duas em cada lateral, sem a presença de uma lanterna de ré.

Acima, ainda na parte traseira do carro você pode notar que os vidros do Impala 1958 são menores que o do Bel Air, abaixo, assim como a tampa do porta malas que devido ao espaço ocupado pelas três lanternas, é menor no Impala e maior no Bel Air.
 


Acima, a diferença entre a abertura do porta malas do Impala se comparado a abertura um pouco maior do Bel Air abaixo.
 

Ainda observando a parte traseira do Impala, você vai encontrar no teto uma falsa entrada de ar que se sobressai do teto. Já no Bel Air abaixo, isso não é encontrado.

   Porém, no Bel Air acima, você pode notar que a coluna traseira, possui um acabamento cromado com vincos que não são encontrados no Impala.

 Como mencionado no texto, não existem Bel Air do ano de 1958 conversíveis, esse modelo passou a ser o Top de linha da Chevrolet em 1958 e só foi fabricado nesse ano na versão Impala, já vi alguns Chevrolet´s Bel Air coupe transformados em conversíveis, mas a falta das entradas de ar nas laterais, e o par de lanternas traseiras denunciam que se passa de um Bel Air com teto cortado

 Acima, uma ilustração de como seria um Chevrolet Bel Air 1958 conversível, frisando que esse é um modelo que nunca foi fabricado.

Também não existe Impala 1958 quatro portas, todos os modelos de quatro portas, são Bel Air (ou Biscayne ou Delray), tendo também a versão Bel Air quatro portas sem coluna.

 Acima, Bel Air quatro portas com coluna (reparem no pequeno quebra vento no final do vidro da porta traseira).
 
 Acima, Bel Air quatro portas sem coluna (reparem que nesse modelo, não existe o pequeno quebra vento no final do vidro da porta traseira, sendo um vidro bem maior).
 
 Já o modelo Coupe duas portas sem coluna, pode ser encontrado na versão Impala como este acima ou na versão Bel Air como esse abaixo.

 
Agora você já sabe como diferenciar um Chevrolet Impala 1958 de um Chevrolet Bel Air do mesmo ano, sem ter que ficar lendo a placa de identificação, lembre-se dos detalhes do Impala como as três lanternas traseiras de cada lado da carroceria, as falsas entradas de ar nas laterais, logo atrás da porta e no teto do carro, as curvas da coluna do teto mais suaves que a dos Bel Air e sempre lembrando que se o carro for um Chevrolet conversível do ano de 1958, com toda certeza é um Impala (claro, falando dessa carroceria, pois o Chevrolet Corvette é totalmente diferente), já se for quatro portas, é um Bel Air ou outro modelo da linha Chevrolet (Biscayne que seria o equivalente ao modelo Chevrolet 210 de 1957 e o Delray, que seria o equivalente ao modelo Chevrolet 150 de 1957), mas aí já é outra história. 
Veja abaixo outras fotos de alguns Chevrolet Impala e observe seus detalhes:









Veja abaixo outras fotos de alguns Chevrolet Bel Air 1958 que poderiam ser facilmente confundidos com os Chevrolet Impala:

Chevrolet Bel Air 1958.

Chevrolet Bel Air 1958 2 portas sem coluna.

Chevrolet Bel Air 1958.

Chevrolet Bel Air 1958 4 portas sem coluna.

Chevrolet Bel Air 1958 2 portas sem coluna.

Chevrolet Bel Air 1958 2 portas sem coluna.

Chevrolet Bel Air 1958 4 portas com coluna.

Chevrolet Bel Air 1958 2 portas sem coluna.

Como curiosidade, veja abaixo algumas fotos de alguns Chevrolet Delray 1958 e observe seus detalhes:

  Chevrolet Delray 1958.

Chevrolet Delray 1958.
 
Chevrolet Delray 1958.

Chevrolet Delray 1958.

Chevrolet Delray 1958.

Chevrolet Delray 1958.

Chevrolet Delray 1958.

Como curiosidade, veja abaixo algumas fotos de alguns Chevrolet Biscayne 1958 e observe seus detalhes:

Chevrolet Biscayne 1958 4 portas com coluna.


Chevrolet Biscayne 1958 2 portas com coluna.

Chevrolet Biscayne 1958 2 portas com coluna.

Chevrolet Biscayne 1958 2 portas com coluna.

Chevrolet Biscayne 1958 2 portas com coluna.

Chevrolet Biscayne 1958 4 portas com coluna.

Chevrolet Biscayne 1958 4 portas com coluna.

Chevrolet Biscayne 1958 2 portas com coluna.



 

9 comentários:

  1. Olá Luiz, lhe enviei um email a repeito de minha história com uma Plymouth 1957, gostaria de entrar em contato para trocarmos uma idéia pois estou passando pelo que você já passou restaurando seu Dodge, fico no aguardo

    ResponderExcluir
  2. Ok Marcos, já respondi seu e-mail, espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, bem escrito e ilustrado! Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Mas em pesquisa rápida no Google se vc digitar Bel Air 60, 61 etc vc segue encontrando imagens (que até então eram apenas impalas) sendo assim todo Impala é uma edição de um Bel Air? (Isso me parece errado kk, aliás as diferenças dos Chevy 58 ficam muito claras depois da sua explicação, valeuzão pelo conteúdo!!

    ResponderExcluir
  5. muito bom vei , pequenos detalhes fazem muita diferença meu caro amigo , blog PERFEITO

    ResponderExcluir