sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Detalhes tão pequenos.



No trabalho, nas rodas de amizades, na família e agora nas redes sociais, deixo escrachada a minha admiração por carros antigos, músicas dos anos 50 e 60 e objetos antigos, mas como eu não vivi essa “época de ouro”, algumas pessoas não conseguem entendem essa minha paixão.
Recentemente conversando com um senhor que trabalha comigo, (nunca perguntei, mas ele já deve ter uns 75 anos) ele admitiu que não entende esse meu gosto por carros antigos. Como ele mesmo disse, até ele que já é velho (como ele mesmo diz) gosta de carros novos, e olha que ele viveu a década de 60, andou de Simca, Aero Willys e tantos outros, me disse que seu pai teve um Bel Air 1954, um Dodge Kingsway perua 1951, entre muitos outros carros e apesar de admirar esses carros, nunca passou pela sua cabeça em comprar um deles, mas sim, sempre que pode, ele troca de carro, ano após ano, comprando sempre um modelo mais novo.
Como já disse antes, aqui no blog, não sei de onde surgiu essa minha paixão por carros antigos, mas tentando explicar para ele, o que me fascina nos carros antigos, são os detalhes.
Não sei vocês, mas se eu ver 3 carros populares brancos do ano de 2010 a 2016 parados lado a lado, eu provavelmente não vou conseguir identificar qual é qual até conseguir ver o emblema da montadora. Em minha opinião, parecem todos iguais.
Agora eu posso ver 10 carros antigos parados lado a lado que eu sei falar a montadora, o modelo e o ano de cada um deles, com certeza.
Os detalhes dos carros antigos me fascinam, desde o emblema da montadora, até os detalhes de capô. Na minha opinião, são únicos, verdadeiras obras de arte colocadas em carros.
Se você prestar bem atenção vai ver que não somente os detalhes, mas todo o desenho do carro mudava, ano após ano, sendo que um Chevrolet Impala de 1958, por exemplo, não possuía nenhum item que servisse para o mesmo carro do ano de 1959 (somente as rodas e os pneus, talvez).
Mesmo assim, ele continua sem entender essa minha paixão por carros antigos. Acho que um dia ele talvez consiga entender e quem sabe eu até “planto uma sementinha” de saudosismo nele e o convenço a comprar um carro antigo também (já ouvi ele falando para outro amigo que está “de olho” num Ford Maverick, quem sabe?).
Abaixo alguns detalhes de carros antigos que fazem a diferença, porém como já fiz uma postagem de emblemas e adornos há algum tempo (se ainda não viu, clique aqui para ver: http://blogdoski.blogspot.com.br/2016/05/emblemas-adornos-e-outros.html), esses são diferentes, são de carros que já foram abandonados, mas mesmo assim, preservam detalhes de acabamentos impressionantes, como as delicadas maçanetas finas, com vincos seguindo os frisos laterais do carro até o acabamento refinado do painel de instrumentos.
Espero que gostem e até a próxima.

 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário