quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Parece um Packard, mas é um Чайка


Hoje vivemos num mundo onde muitas pessoas querem ser as donas da razão, um mundo onde, se você não gostar do que todos gostam, você é diferente e muitas vezes, excluído ou ridicularizado pela grande maioria que tendem simplesmente a seguir tendências e serem iguais.
Nunca fui assim, enquanto os amigos de escola eram fanáticos por futebol, eu era fanático por carros antigos, enquanto eles ouviam músicas sertaneja ou dance music, eu ouvia Rock´n roll dos anos 50 e enquanto eles colecionavam revistas Playboy, eu já tinha minha coleção de revistas de carros antigos, por isso, sempre fui o esquisito da turma, mas isso nunca me incomodou e também não deixei de gostar de carros antigos, só por que na época, a moda era gostar de super carros esportivos importados.
Todos temos liberdade de escolha, e na questão de gosto por carros não é diferente. Conheço pessoas que são fanáticas por Fusca e pessoas que simplesmente odeiam o tal carrinho, só por ele ser um projeto Alemão.
Minha preferência sempre foi por carrões americanos da década de 50, principalmente modelos de 1957 a 1959, porém, hoje mudei muito esse conceito e tenho uma variedade muito maior de carros que admiro, desde 1929 até carros mais atuais da década de 90.
Mas por que estou escrevendo isso?
Por que o carro que vou apresentar para vocês hoje é um carro que foi fabricado na antiga União Soviética.
Então eu confesso, nunca gostei de carros Soviéticos, porém, esse me chamou a atenção.
A primeira vez que vi esse carro, foi numa foto de um modelo abandonado e fiquei intrigado, pois parecia muito com um Packard de 1955 ou 1956, mas como já tinha um certo conhecimento, eu sabia que não era, pois, o formato da grade e detalhes da carroceria eram bem diferente.


Carro abandonado, parecia muito com um Packard de 1955.

Packard de 1955.

Então iniciei uma busca para saber que carro tão parecido com o Packard era aquele.
Pesquisando, descobri que o tal carro se chamava “Чайка”, o que traduzindo para o português seria “gaivota”. Também encontrei referencias do mesmo carro com o nome de "Chaika", “GAZ” e “ZIM” que provavelmente são abreviações de empresas que os fabricavam, exemplo: “GAZ” seria a Gorki Automobiljni Zavod” que traduzindo seria “Gorky fábrica de automóveis”.


Чайка 1950.

GAZ de 1953


GAZ de 1953.

A história de "Чайка" parecido com o Packard 1955 começou no segundo semestre de 1955, quando foi criado o carro GAZ-12 "Chaika", feita com base no " зим " e que se parece muito com ele.


" зим ".

O design do  "Чайкаfoi bastante original e não tinha nenhuma semelhança com os carros estrangeiros, apesar de lembrar muito o já mencionado Packard de 1955. Fazendo as lanternas traseiras em forma de V que lembra o estilo da General Motors eles criam o primeiro carro do país com Rabo-de-peixe.


Rabo-de-peixe do "Чайка", reparem onde é a saída do escapamento.

Em 1957, mais dois protótipos foram criados. Eles se diferenciavam do "Чайка, não apenas externamente, mas também no volume do motor. Depois de algum tempo destes dois modelos um foi escolhido e seu projeto começou a ser montado.
A data oficial de lançamento do carro GAZ-13 "Chaika" foi 16 janeiro de 1959. Segundo alguns relatos, ele foi lançado no outono de 1958.


Protótipo para 1961.

Nos anos seguintes, estes carros foram frequentemente apresentados em várias exposições no exterior como em Budapeste, Genebra, Nova Iorque, etc. Em 1959 numa exposição em Nova York foi representada por um "ЧайкаEm 1988, por ordem de Gorbachev foi interrompido a produção do "Чайка", e toda a documentação relacionada ao carro foi destruída (não se sabe ao certo porque).
Em meados dos anos 90 havia um indício sobre a retomada da produção do "Чайка", mas nenhuma documentação ou equipamentos na fábrica estavam disponíveis, e começar tudo a partir do zero não foi uma boa opção, sendo assim, descartaram a ideia. Em 2008, o GAZ-13 "Chaika" tornou-se um patrimônio cultural da URSS.

Alguns dados do carro:

Tempo de produção: 1959 à 1977.
Motor: GAZ-13, V8, 5,52 litros, com carburador, quatro tempos, com válvulas no cabeçote.
Potência máxima: 195 cv.
Transmissão: três marchas a frente mais a ré.
Velocidade máxima: 160 km / h.
Dimensões: 5,60 m de comprimento, por 2,00 m de largura e altura de 1,62 m.
Número de lugares: 7.
A tara é de 2100 kg.
O peso total de 2625 kg.
Distância mínima ao solo de 18 cm.
Direção assistida.
Servo-freio a vácuo.
Vidros eléctricos.
Pneus sem câmara.
Rádio com busca automática de estações.
Entre outros.


   "Чайкаpossuía até relógio no painel.

"Чайкаrádio com buscador de estações.

"Чайкаpossuía acionamento dos vidros elétricos.

"Чайкаdetalhes do painel.

"Чайкаpossuía câmbio automático.

"Чайкаpossuía detalhes do painel em dourado.

"Чайка" detalhes do motor.

O carro foi produzido em várias versões. O modelo GAZ 13 era um conversível com um teto de acionamento elétrico. O GAZ 13B tinha teto dobrável que ocupava um determinado lugar na parte traseira (por ser um carro com 4 portas), de modo que os bancos poderiam acomodar apenas seis passageiros.


  "ЧайкаGAZ 13 conversível.

   "ЧайкаGAZ 13 conversível.

 "ЧайкаGAZ 13B conversível.

 "ЧайкаGAZ 13B conversível.


  "ЧайкаGAZ 13B conversível.

De acordo com várias estimativas, desses conversíveis, não mais do que 20 desses modelos foram produzidos.

Por ordem do Ministério da Defesa foi emitida uma modificação com uma ordem para que fosse criada uma divisória entre o motorista e os compartimentos de passageiros (nos modelos limousine). 


   "Чайкаmodelo limousine.

    "Чайкаmodelo limousine.

    "Чайкаmodelo limousine.

   "Чайкаmodelo limousine.


Nas instalações da RAF se produzia a RAF GAZ 13C (versão ambulância do carro). Visualmente, não se diferenciava do "Чайка", comum na parte de trás da carroceria, a diferença foi apenas nos equipamento internos e na cabine.


  "Чайкаmodelo RAF GAZ 13C versão ambulância.

   "Чайкаmodelo RAF GAZ 13C versão ambulância.

   "Чайкаmodelo RAF GAZ 13C versão ambulância.

  "Чайкаmodelo RAF GAZ 13C versão ambulância.

Por todo o tempo de lançamento, de 1959 a 1977 foi lançado cerca de 3120 exemplares da primeira geração de "Чайка.
A maioria dos veículos ainda funcionam, mesmo que precariamente por falta de reposição de peças e são muitos usados para casamento, mas os modelos mais bem preservados estão em coleções particulares e museus.



Abaixo, mais algumas fotos do "Чайка":



Propaganda do "Чайка" de 1958.

 Uma forma curiosa de se usar o "Чайка": guarda trilhos.

 "Чайка" drag racing.

 "Чайка" Street Rod.


 Uma ilustração de como seria um "Чайка" Coupê.


 Outra ilustração de como seria um "Чайка" Pick-up.

 Provavelmente ilustração de propaganda de algum evento usando um "Чайка" Coupê.



 Abaixo, alguns modelos originais do "Чайка":

















Nenhum comentário:

Postar um comentário