quinta-feira, 5 de maio de 2016

1949, Ano do primeiro Mustang...

Não meu amigo, você não viu a data errada, nem tão pouco eu fiquei louco...
Ao ver as fotos, você pode pensar que estou falando sobre o Dymaxion de 1933 criado por Buckminster Fuller, mas, também não é...
Este artigo está na seção de carros pós-guerra...
Mas devo confessa que sim, ambos os carros são um pouco semelhante, mas este é de 1949 conhecido como " Teardrop " Mustang.
2014 foi o 50º aniversário da estreia de um dos mais famosos pony car da história, O Mustang... Mas o que você acharia se eu dissesse que o Ford Mustang não foi o primeiro "Mustang"? E se lhe dissesse que o primeiro Mustang foi construído em 1948 por um cara em Seattle, Washington, que mais tarde passou a processar a Ford por US $ 10.000.000 em danos sobre o uso do nome do Mustang? É tudo verdade e aqui estão as fotos e documentação para mostrar. O primeiro Mustang foi idealizado por Roy McCarty, como "O sensacional padrão do novo automóvel", Ele era um gerente de serviço em uma concessionária de Lincoln e um pensador de grandes proporções. Ele tinha algumas teorias sobre como construir um carro melhor, mais barato e seguro para as pessoas de baixa renda poderem comprar e ele decidiu persegui essa ideia. No papel, a sua lógica era inatacável. Ele planejava usar peças que já estavam na fabricação de outros carro e ele iria adaptá-los para se adequar. Direção de um Jeep Willys, motor da Continental, eixos originalmente destinado a um outro carro. O custo benefício e a facilidade de acesso a peças de reposição e itens de serviço só ajudavam a colocar essa ideia em prática. A desvantagem é que Roy McCarty não tinha um monte de dinheiro e lançar uma companhia de carro a partir do zero nos EUA não era um trabalho fácil.
 A história do primeiro Mustang é melhor contada através de documentos históricos e informações fornecidas por Tracy McCarty, a esposa do neto de Roy McCarty. Ela postou praticamente tudo o que ela tem sobre o carro e as imagens abaixo são de sua coleção. é muito bom o fato de que a família se manteve fiel à essas coisas. 

Segue abaixo algumas fotos do carro e dos documentos históricos.

 Acima e abaixo, fotos do Dymaxion de 1933, muito parecido com o " Teardrop " Mustang de 1949.



 Primeiro ele falou da aerodinâmica
 


 Depois, ele falou da segurança

Uma vista de cima interessante do Mustang 1948 

Aqui está um folheto promocional que expõe muitos dos detalhes sobre o carro, como tamanho e outros aspectos técnicos
  
Como uma ferramenta promocional, McCarty fazia viagens com uma banda em todo o oeste em um carro Mustang para realizar shows e fazer demonstração sobre o carro. Abaixo um folheto bem legal da banda.

Aqui está o primeiro Mustang  utilizado como marketing da empresa em eventos.
  
Este era um esboço para o que ia ser o sinal do Departamento de Atendimento ao Mustang.

Com o Mustang na estrada como veículo promocional e protótipos sendo testados, McCarty entrou em modo de captação de dinheiro para financiar a expansão da empresa. Infelizmente essa expansão nunca veio e de tudo o que li, aparentemente um máximo de 12  Mustangs 1949 foram realmente construídos. Aqui está um certificado de ações para a empresa.



1949 ia ser o ano da virada para a empresa, mas em vez disso, acho que foi apenas o ano em que a empresa faliu.



Então fica aqui o registro de um carro que até então, só tinha visto uma foto numa revista importada, mas eu nunca tinha ouvido falar.

As imagens aqui postadas e a história traduzida foram encontradas na internet...

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário