quarta-feira, 25 de maio de 2016

Carros Fúnebres




Me lembro de quando era adolescente, numa época em que nem tinha carteira de motorista e já era fanático por carros antigos, ouvir falar de um carro antigo enorme com "rabo-de-peixe" que ficava numa empresa funerária da cidade vizinha de onde resido. Todos meus amigos já tinham visto o tal carro, mas ninguém sabia me dizer nem o ano, nem o modelo.
Mesmo sem habilitação, um amigo e eu fomos de ônibus até essa cidade e apenas com uma dica, sem saber ao certo onde era essa tal funerária (só tínhamos o nome da avenida, mas essa avenida cruza o centro da cidade até o fim dela), fomos andar para encontrar o tal carro.
Quando chegamos, valeu a procura, era um Chevrolet  Parckwood 1959 impecável.
Pela primeira vez na minha vida eu estava vendo esse carro que era usado para levar os falecidos mais abonados até sua última morada. Parece sinistro, mas já imaginou o seu último passeio abordo de um Chevrolet 1959?
Pedimos a um funcionário se podíamos ver o carro e fomos muito bem atendidos, acho que mesmo sendo um carro tão chamativo, não haviam muitas pessoas a fim de entrar num carro destes, mas esse não era meu caso, tinha finalmente a oportunidade de ver como era por dentro de um Chevrolet 1959 e o meu amigo também ficou impressionado com os detalhes desse carro.
Apesar de estar completo e totalmente original esse carro só saia da garagem em casos (ou funerais) muito especiais.

Lembro-me que alguns anos depois, quando já tinha carteira de motorista e estava rodando pela cidade vizinha, cheguei a ver um cortejo fúnebre com esse Chevrolet e depois disso, ele foi vendido e só o vi novamente no encontro Paulista de Águas de Lindóia, SP muitos anos depois, ainda como carro fúnebre.
Muitos podem até achar estranho, alguém comprar um carro fúnebre e isso me lembrou o garoto do filme "Ensina-me a viver" de 1971 que dirigia somente carros fúnebres.
A palavra "carro funerário" vem do Inglês Médio "herse", que se refere a um tipo de candelabro muitas vezes colocados em cima de um caixão.
Não se sabe a data exata, mas em determinado momento do século XVII, as pessoas começaram à usar esta palavra para se referir às carruagens puxadas por cavalos que transportavam os caixões com os corpos dos falecidos até o local de seu sepultamento durante um cortejo fúnebre.
Os carros funerários permaneceram puxados por cavalos até a primeira década do século XX, época em que surgiram os primeiros carros funerários motorizados, sendo que ninguém sabe ao certo a data exata do início do seu uso, mas cogita-se que foi entre os anos de 1901 e 1907. 
 

Muito bem, chega de escrever e vamos ao que interessa, abaixo, vou postar fotos de carros funerários de todos os tipos, originais, abandonados, hot rods, etc.
Parece um tanto mórbido postar fotos de carros fúnebres, mas não se engane, existem até clubes desse tipos de carros nos E.U.A e são muito venerados por lá.
Eu sei que muitos não gostam nem de ver esse tipo de carro e com certeza, não querem fazer uma viagem num desses tão cedo, mas é quase certeza absoluta que 99% um dia darão seu último passeio a bordo de um carro funerário.

 Chevrolet  Parckwood 1959 

1959 Cadillac Funeral Coach Superior Royale Landaulet do filme Ensina me a viver 


















 




















E no Brasil?
Aqui nas terras tupiniquins, os carros fúnebres ou funerário, assim como acontecem com as ambulâncias (veja aqui no blog o especial sobre ambulâncias (http://blogdoski.blogspot.com.br/2016/05/ambulancias.html) são carros normais de linha, geralmente transformados ou adaptados em carros fúnebres, não tendo seu chassi modificado ou alongado.
Eram muito usados as Chevrolet Caravan, as Chevrolet Veraneio, as VW Kombi e recentemente alguns Chevrolet Omega Suprema e até os Chevrolet Lumina, porém alguns Ford Galaxie e Landau foram adaptados e transformados em carros fúnebres.
Hoje algumas empresas já fabricam carrocerias próprias para adaptação em pick-ups atuais, nada que lembre o charme dos carros americanos do passado.
Segue algumas fotos abaixo:









 



Nenhum comentário:

Postar um comentário